Pular para o conteúdo principal

AS MÃOS DO MEU PAI




As tuas mãos tem grossas veias como cordas azuis
sobre um fundo de manchas já cor de terra
— como são belas as tuas mãos —
pelo quanto lidaram, acariciaram ou fremiram
na nobre cólera dos justos...

Porque há nas tuas mãos, meu velho pai,
essa beleza que se chama simplesmente vida.
E, ao entardecer, quando elas repousam
nos braços da tua cadeira predileta,
uma luz parece vir de dentro delas...

Virá dessa chama que pouco a pouco, longamente,
vieste alimentando na terrível solidão do mundo,
como quem junta uns gravetos e tenta acendê-los contra o vento?
Ah, Como os fizeste arder, fulgir,
com o milagre das tuas mãos.

E é, ainda, a vida
que transfigura das tuas mãos nodosas...
essa chama de vida — que transcende a própria vida...
e que os Anjos, um dia, chamarão de alma...


(Mario Quintana)

Comentários

Que texto emocionante do Quintana. Senti aqui a profundidade do afeto. Que maravilha de palavras meu amigo. Transcendem. Porque pai é a nossa principal base. Esse teto dele trespassa uma magia penetrante, doce e cálida.

Que lindo.

abração
Gabriel disse…
Ah, um texto Quintana!
Reconheci logo que o vi, pois realmente sou fã de suas palavras e trajetória.

Sou suspeito para falar dele, mas a escolha não poderia ter sido melhor. Parabenizar todos os pais, que assim como nossas mães, nos são tão caros e valorosos.

E mais uma vez, obrigado pelo comentário em meu blog. Realmente ando sumido, não tive férias, e assim o tempo para as postagens fica curto.

Abraço!
Unknown disse…
Bom dia!!!
tem um selinho pra você no meu blog...
Beeijo grande!

Postagens mais visitadas deste blog

MATANDO POR DENTRO

( We - it )   Todas as vezes que não a vejo , não a sinto por perto , não a ouço . Eu me sinto perdido , sem direção certa . A única certeza que tenho é que falta um pedaço seu aqui comigo e que aos poucos vai me matando por dentro .       [Ataniel dos Santos] Ataniel Pegadas-2013 © Todos os direitos reservados.  

MÃE

( We-it ) Ser gentil de alma pura Mulher virtuosa Amiga, companheira Verdadeiro presente enviado por Deus. Meu porto seguro, Minha torre forte. Ser que sabe o que preciso O que sinto, apenas num olhar. Aquela que quando nasci Seus olhos encheram de alegria, E o seu amor conquistou o meu coração. Aquela que ficou dias e noites em claro E ouviu o meu primeiro chorinho. Aquela que me faz um ser importante no mundo Que teve a paciência de educar, ensinar, Sem pedir nada em troca, E que soube me aceita apesar dos defeitos. Aquela que sabe quando estou errado, E que sempre está disposta a doar conselhos. Faz-me esquecer os problemas que tanto aflige meu ser E transforma as lágrimas em um belo sorriso. Aquela que diz que não estou só E que sempre estará ao meu lado, Quando todos disserem que não poderei conseguir. Ser que me sustenta, que me dá forças Quando não existem mais. Aquela que nos seus braços recebo carinho, afeto e amor. Por quanto bendito e louvado seja Deus Por ter ofere

COM ELA

        ( We-it ) Busco todos os dias aprender coisas agradáveis e novas com Ela . Coisas pequenas , mas que no fundo tem grande valia de sentimentos.      [Ataniel dos Santos] Ataniel Pegadas-2013 © Todos os direitos reservados.